Conselhos para a Stephanie com 15 anos

capa conselhos para mim

Tem uma corrente/tag muito legal rolando no Facebook, na qual as pessoas estão dando conselhos às versões mais novas delas. Você comenta, a pessoa escolhe uma idade e você faz o tal post com algumas dicas para si mesmo. Eu achei isso a coisa mais genial e fofa do mundo e resolvi que faria isso, mas, invés de usar o meu perfil, escolhi escrever aqui mesmo.

Também resolvi burlar outra determinação da corrente porque, invés de pedir a alguém que escolha uma idade, eu mesma escolhi. A Stephanie de 15 anos tinha tanta neuras e preocupação bobas que seria absurdo escrever pra outra versão minha. Então, aqui vão 10 conselhinhos que eu gostaria de ter recebido nessa idade.

  1. Você não precisa da aprovação alheia. Sério, tem calma. Você fica se submetendo a um monte de coisa inútil só pra que as pessoas gostem de você e sabe disso. Mas não precisa ser assim. Quem for ser seu amigo vai ser independente de qualquer outra coisa. Pare de tentar ser alguém diferente, ser você é suficiente.
  2. Para de alisar o cabelo. Porque isso me pouparia o trabalho de ter que passar por essa transição agora. Obrigada, de nada.
  3. Pesquisa sobre feminismo. Eu sei que você está muito ocupada gastando o seu tempo na internet para ler fanfic interativa e se imaginar namorando o Joe Jonas, mas juro que só uns segundinhos de pesquisa no Google não vão te fazer mal nenhum. Pelo contrário, esse movimento vai mudar a sua vida inteirinha.
  4. Não desiste do blog. Porque depois daí você só vai entrar num loop infinito de deletar e criar outro, então só mantem esse mesmo e vai criando coragem, aos pouquinhos, de mostrar às outras pessoas. Você não vai se arrepender.
  5. Você não é tão sofrida quanto pensa. Sério, para de querer ser a adolescente problemática que tá passando por vários problemas porque a sua vida é maravilhosa. Se poupe, me poupe, nos poupe.
  6. Aproveita a sua festa de quinze anos. Eu sei que você queria uma viagem pra Nova York, mas deixa de ser besta e aproveita o que você tem. Aliás, a viagem vai acontecer mais cedo do que você imagina (e se planeja direito pra aproveitar tudo, pelo amor de Deus!).
  7. Para de madrugar pra estudar. Isso não faz bem pra sua saúde mental. Usa o método Pomodoro, faz as coisas no seu tempo e para de surtar. Você vai passar no vestibular e não precisa morrer do coração pra isso.
  8. Não fique tão ansiosa assim pra sair de casa. Morar sozinha é legal, mas o momento vai chegar de todo jeito, então, invés de confabular sobre isso, aproveita o tempo em que você está em casa. Sai mais com os seus pais, seu irmão, seus amigos. Um dia você vai se mudar e tudo isso vai ficar muito mais raro.
  9. Procura mais sobre cinema. Sei que você não se importa muito ainda, mas um dia você vai descobrir que é uma das coisas mais legais do mundo. Então aproveita que você tem bastante tempo livre e vai assistir.
  10. O pacote de M&G de Demi é real. Todo mundo vai ficar na dúvida, mas é de verdade, então compra logo porque no show de 2014 vai estar muito mais caro.

 É tão constrangedor falar de neuras da adolescência em plena internet. Dá uma vergonhinha de existir. Tem muito mais coisa que eu gostaria que a Stephanie de 15 anos aprendesse, mas fico feliz em imaginar que ela estaria orgulhosa da minha versão com 18 anos.

 É engraçado perceber que, apesar de nem fazer tanto tempo assim, um monte de coisa já mudou. A maior parte dos sonhos dela, por exemplo, eu já consegui realizar. Por isso, acho que a coisa mais real e mais importante que eu poderia dizer é: vai passar. As neuroses, os crushes, a mania de dramatizar pequenas situações (só um pouquinho, de vez em quando). Tudo isso eventualmente passa.

 Ah, e claro que eu não poderia deixar de dar a notícia mais importante de todas: Você vai tirar uma foto com a Ariel. Juro. E cuidado com o que você fala também, não é porque as coisas surgem na sua mente que você tem que falar em voz alta. Beijos de luz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s