Como superar uma ressaca literária #2

livros

Sempre que estou estressada, agitada ou ansiosa, a primeira coisa que a minha mente costuma minar é meu desejo de ler. É engraçado e meio cíclico: Por mais que a leitura seja algo relaxante, quanto mais nervosa eu estou, mais difícil se torna a missão de me concentrar. Cada página parece um suplício e eu passo uma eternidade acumulando livros abandonados. Acontece com todo mundo, não é algo de que se envergonhar.

Tem quem questione a existência desse termo, mas a internet costuma chamar essa fase de ressaca literária: o período em que todo livro parece uma missão impossível e que você não sente disposição nenhuma para ler. Depois de toda a ladainha da crise existencial, aposto que você adivinhou que eu passei por uma dessas também. Pois é. Nos últimos meses, qualquer livreto de 20 páginas era uma Odisseia nas minhas mãos.

Por isso, como alguém que acabou de sair de uma ressaca horrorosa, estou aqui para falar um pouquinho sobre o que costuma me ajudar quando estou emperrada nas leituras.

1) Aproveite um pouquinho a ressaca: Um pouquinho, eu disse. Aproveita essa indisposição para se dedicar a outros hobbies. É um bom momento para maratonar uma série na Netflix, assistir uns filmes que estão na sua lista há muito tempo ou fazer qualquer outra coisa que você goste. Faz bem desopilar um pouco, desde que não vire uma bola de neve.

2) Dê uma chance aos e-books: Já virou tradição eu enfiar um momento sobre e-books no meio de tudo que eu falo, né? Eu sou praticamente a testemunha de Jeová dos livros digitais: Você teria um tempinho para ouvir falar dessa maravilha? É inevitável. Que outra plataforma te oferece uma infinidade de opções de modo tão prático? Não importa qual gênero você esteja afim de ler, sempre tem um e-book perfeito para isso. Dá pra passar horas nos catálogos dos sites, montando uma lista infinita de leitura que acaba com a ressaca de qualquer um.

3) Leia seu gênero favorito: Se você está indisposto para ler, talvez Foucault não seja a melhor opção (a não ser que ele seja seu escritor favorito, nesse caso: vá em frente!). Opte pela zona de conforto. Pode ser um autor, um gênero, uma temática. Que tipo de coisa você pode ler a qualquer momento e sempre vai ser envolvente? Tem gente (inclusive eu) que adora recorrer aos livros mais levinhos, tem quem prefira um terror instigante… Não há formulas, procure o que você mais gosta.

4) Faça uma lista: Sabe o que eu falei sobre a lista dos e-books? É muito útil. Reúna umas indicações legais que você recebeu e livros que você já está afim de ler há muito tempo em uma folha de papel (ou na tela do seu celular, isso fica a seu critério). É uma forma muito prática de ter uma visão mais ampla de todas as suas opções e desejos e de escolher a próxima leitura.

5) Largue uns livros de vez em quando: Mais uma dica que tem que ser utilizada com moderação, mas que continua sendo bem importante. É muito válido ir pulando de um livro para outro até achar o que combina com o que você está com desejo de ler no momento. Você nunca vai se sentir envolvido e ficar com vontade de ler mais, se fizer isso como se fosse uma obrigação. Às vezes, o livro que está consumindo seu tempo seria mais prazeroso em outro momento. Não é nenhuma traição escolher uma opção diferente.

Não existem fórmulas. Nem para a leitura, nem para uma série de outras coisas que têm muito mais a ver com sentir do que com racionalizar. E isso é algo ótimo. Então, pegue leve, entenda seu ritmo, conheça seu gosto. Não precisa se pressionar, mas é válido dar um empurrãozinho.

Se organizar direitinho, todo mundo lê.

Anúncios

2 comentários sobre “Como superar uma ressaca literária #2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s