5 conselhos de Girl Boss #10

girl boss

Quando GirlBoss* virou uma série da Netflix, eu já estava cansada de ver garotas indicando o livro da Sophia Amoruso. Por isso, maratonei tudo no primeiro final de semana e me apaixonei pela história dessa mulher de primeira. Para quem ainda não sabe, a Sophia é a criadora da marca Nasty Gal e começou o negócio do zero, aos 22 anos, com uma lojinha no eBay. Depois de um longo caminho, a coisa cresceu e, de acordo com a Forbes, em 2012, ela já tinha vendido mais de US$ 300 milhões em peças variadas.

Atualmente, a Nasty Gal está num processo de falência e não é mais dirigida pela Sophia. Mesmo assim, a moça se tornou um ideal de empreendedorismo e resolveu escrever um livro falando sobre o tema e direcionando os conselhos especialmente para as mulheres. Para ela, ser uma #GirlBoss tem tudo a ver com uma série de atitudes que mudam seu jeito de ver a si mesma e ao mundo.

Se eu já tinha me apaixonado por toda a história só com o seriado, o livro me mostrou que dava pra ser ainda mais inspirador. Por mais que eu jurasse que ia ser um manual de empreendedorismo no qual eu não estaria nenhum pouco interessada, ele se mostrou algo totalmente diferente, contendo um monte de ensinamentos a cada página.

Não se engane, o livro não é um manual para o sucesso. Na verdade, é tudo sobre o que precisa acontecer em você no caminho para o que você sonha, seja lá o que for. Pro caso dessa rasgação de seda não ser suficiente para te convencer a ler Girl Boss, separei cinco conselhos importantíssimos da Sophia que todo mundo deveria ouvir.

*Até agora não sei se é junto ou separado, sigo alternando por via das dúvidas.

1) “Abandone qualquer coisa da sua vida e dos seus hábitos que possa estar prendendo você.”

Eu sou totalmente contrária a essa ideia maluca que tomou conta da internet de que as pessoas podem simplesmente largar seus empregos estáveis e correr atrás de um sonho. Nem todo mundo tem essa chance. Tem gente que tem bocas demais para alimentar para seguir essa filosofia.

No entanto, acredito que essa frase da Sophia significa mais que isso. Pare de perder tempo com coisas inúteis. Hábitos que não valem a pena, pessoas que te puxam para baixo. Você não tem uma obrigação com essas coisas. Nem sempre é fácil se desvincular daquilo que nos prende, mas o resultado costuma compensar.

2) “Tenha orgulho do que você faz. Não faça trabalhos desleixados. Seja a melhor.”

A rotina costuma estragar as coisas. Ou pelo menos é isso que a gente usa como desculpa. Um novo emprego costuma ser instigante, mas é preciso muito esforço para não se deixar seguir no automático. As coisas são mais fáceis quando são levadas de modo mecânico, sem muita pretensão. Isso se aplica a quase tudo.

É por isso que muitos relacionamentos ‘caem na rotina’. Em um certo momento, as pessoas param de se esforçar e tudo que movia a relação no começo é deixado para traz. Não permita que isso aconteça. Se mantenha criando, não deixe que a inspiração vá embora. Lembre do deslumbramento dos primeiros instantes e o mantenha sempre aceso.

3) “Trate a sua mente como trata o seu dinheiro: Não desperdice.”

Sabe aquele negócio de não perder tempo com o que te prende? Se aplica aqui também. A gente tem um costume besta de tentar abraçar o mundo com as mãos e resolver todos os problemas existentes. Respira. Invés de ficar enchendo a cabeça de bobagem, aproveita pra fazer algo produtivo. Lê, escreve, assiste, desenha.

Seja seletivo com as coisas que merecem seu desespero. Se você for arrancar os cabelos com todos os mínimos problemas, vai acabar não sobrando nada, né?

4) “Lembre-se de permanecer aberta e de cabeça erguida quando algo não dá certo”

As coisas nem sempre seguem de acordo com o planejado. Esse é o mundo real. Por mais que a gente sonhe e idealize muito um futuro perfeito, ele nem sempre chega do jeito que imaginamos. E que massa, né? Já falei sobre isso antes e repito: não dá para prever o que vai acontecer, é preciso saber a hora de mudar de plano, mesmo quando as letras do alfabeto já estão se esgotando.

Além disso, não deixe as coisas passarem por você só porque elas não estavam no roteiro original. De vez em quando, uma oportunidade única aparece e, por mais que não tenha nada a ver com o planejado, ela pode ser a chave para algo ímpar. Tentar é o único jeito de saber.

5) “Você cria o mundo, a cada instante. Ele é todo seu, para ser descoberto e criado.”

Sem mais.

Anúncios

3 comentários sobre “5 conselhos de Girl Boss #10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s