Precisamos falar sobre suicídio #14

Precisamos falar sobre suicídio. Não só quando alguém famoso morre ou quando uma série sobre a temática está em alta. Precisamos verdadeiramente parar e falar sobre isso. A mídia tentou ignorar esse tema durante muito tempo e, obviamente, não funcionou.

Precisamos falar sobre o que acontece antes desse ato. Sobre o medo, a dor, o desespero. Sobre os pedidos de ajuda silenciosos que costumamos ignorar porque é mais fácil falar do que prestar atenção nos sinais. É fácil demais discursar sobre isso, manter-se no lugar comum. Desafiador é compreender quando alguém que está ao seu lado é acometido pela depressão.

Aliás, precisamos falar sobre ela também. Sobre esse tabu gigantesco que nos ronda por mais que esteja mais perto do que imaginamos. Sobre a necessidade de buscar ajuda profissional e sobre isso não ser motivo para sentir vergonha.

Precisamos falar sobre o fato de que quase todo mundo conhece alguém que tentou se matar. As vezes, alguém que dava muitos indícios gritantes. As vezes, alguém que só pedia ajuda em silêncio. Não existe cara nem modelo. A dor também tem suas facetas.

Precisamos falar sobre o que se passa na cabeça de quem toma esse tipo de decisão. Por que alguém acharia que tirar a própria vida é a solução? Como mudar isso?

Precisamos entender, ouvir, notar. Precisamos oferecer ajuda. Precisamos falar sobre suicídio, mas precisamos fazer isso logo. Antes que seja tarde demais.

Anúncios

2 comentários sobre “Precisamos falar sobre suicídio #14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s