Transtornos alimentares são uma forma de gordofobia? #22

tumblr_osjjj6izdb1rie27io3_500

Imagem do filme ‘O mínimo para viver’

Recentemente, uma moça fez uma postagem no Twitter afirmando que anorexia e bulimia eram uma forma de “mascarar” a gordofobia. O tweet viralizou e, enquanto alguns concordavam com o posicionamento, outros resolveram atacar. Não acho que vale a pena compartilhar esse post aqui. De verdade, acho que grande parte do intuito dela foi justamente gerar essa comoção. Apesar disso, acredito que seja importante debater sobre isso e entender qual a diferença entre essas coisas.

É válido pontuar que, se existe algo de bom para se tirar desse comentário infame, é o fato de que sim, eu concordo que os transtornos alimentares e a gordofobia têm origem no mesmo ponto: a pressão social e os padrões de beleza impostos. Isso é inegável. No entanto, afirmar que as pessoas que contam as calorias a cada refeição e se martirizam em busca de um corpo considerado perfeito são as vilãs da história beira a insanidade.

Não é gordofobia se submeter a tratamentos invasivos e cruéis. É medo de destoar do que a sociedade aponta como ideal, justamente para não sofrer esse tipo de represália. Não é gordofobia pular refeições, vomitar o que come ou se machucar de frustração. Nada disso parte de uma escolha consciente e saudável. É tudo fruto de um monte de absurdos que são atirados nas nossas caras.

Não faz nem sentido acreditar que alguém que se sente tão apavorado com o próprio corpo que chega a conferir as medidas várias vezes ao dia possa estar sendo beneficiado de alguma forma por esse sistema. Não está. Não é uma disputa de heróis ou vilões, mas, se fosse, duvido que quem passa por isso fosse estar em uma posição de privilégio.

Não é uma escolha, nem drama, nem bobagem, nem nenhuma dessas coisas que a gente costuma ouvir por aí. É um problema sério que passa pelas capas de revistas, pelos comentários maldosos e pela incompreensão. É algo que precisa ser entendido e, mais importante ainda, combatido.

E não, não é gordofobia.

Anúncios

Um comentário sobre “Transtornos alimentares são uma forma de gordofobia? #22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s