Como homens podem contribuir com o feminismo? #28

feminismo

A discussão sobre o papel dos homens no feminismo é antiga. Tem quem os considere parte do movimento, tem quem prefira que eles mantenham um certo distanciamento, não existe um veredito e não é sobre isso que quero falar hoje. Meu interesse é tentar ilustrar um pouquinho de como é possível contribuir para o feminismo sendo homem, independente da nomenclatura que você atribuir a quem faz isso.

Acho que o primeiro passo é saber perguntar. Eu particularmente amo debater sobre as pautas do movimento e explicá-las para quem não conhece. Seja para homens ou para mulheres. No entanto, nada me tira mais do sério do que quando os questionamentos soam como acusações e são atirados na minha cara como se eu tivesse que “justificar” as ideologias feministas. Se você tem real interesse em saber mais sobre o tema, pergunte com jeitinho. Não há nada de vergonhoso em não saber das coisas. É muito pior permanecer de olhos fechados para o que está ao seu redor.

Outra coisa importante é entender que o movimento não é sobre você. Quando falamos de cultura do estupro, reclamamos do patriarcado ou exigimos mais representatividade não estamos fazendo um ataque pessoal, apenas comentando sobre um quadro que é reflexo da realidade. “Ah, mas vocês generalizam, nem todos os homens são do jeito que vocês falam”. Nós sabemos disso, mas não estamos preocupadas com as exceções. O que nos assusta é a maioria esmagadora. Não dá pra brincar de roleta russa e esperar que você seja diferente. Prove que você merece confiança. Simples assim.

Por fim, uma dica que parece simples, mas que costuma ser ignorada: Pratique o que o feminismo dissemina. É muito fácil pagar de feministão no Facebook para conseguir a atenção de meninas feministas. Sério. Super simples. O que é realmente complicado é abrir a boca para criticar seus amigos quando eles fazem piadas machistas, quando mandam nudes vazadas para grupos no Whatsapp ou quando tratam as namoradas de uma forma grosseira. É a hora de colocar em prática o que você ouve.

Invés de utilizar as ideologias para silenciar outras garotas e “ensiná-las” como militar, é muito mais eficiente educar seus amigos machistas. Acredite. O planeta inteirinho agradece.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Como homens podem contribuir com o feminismo? #28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s