Atualização Mensal: As leituras de Agosto #36

atualização mensal de agosto

Um desenho fofinho pra me redimir pelo sumiço. Não, eu não sei desenhar mãos.

Acredito que nós podemos simplesmente fingir que não sumi nas últimas semanas e seguir em frente, né? Ótimo.

Agosto foi um mês maravilhoso no quesito de leituras. Além de ter cumprido a minha meta de cinco leituras mensais, li um monte de coisa diferente e maravilhosa. Para você ter noção, alguns dos livros que conheci esse mês já entraram para a lista de melhores do ano, então, mesmo já estando quase na metade de Setembro, eu não poderia deixar de fazer esse post.

Vou deixar apenas três livros de fora hoje: Três coroas negras e O ódio que você semeia (que já foram resenhados aqui) e Quinze dias (que amei tanto que farei uma postagem só pra falar dele).

A Mais Pura Verdade, do Dan Gemeinhart

a mais pura verdade

Esse livro narra a história de Mark, um garoto que decide viajar só com seu cachorro, sua câmera e algum dinheiro para o Monte Rainie porque tem uma doença grave e quer realizar o sonho de escalar essa montanha antes que seja tarde demais.

Essa foi uma das leituras mais fofas e delicadas que fiz esse ano. Como tudo acontece sob o ponto de vista de uma criança, é possível notar traços da inocência dele em vários momentos na narrativa. Além disso, a construção do cenário geral dos fatos é desenvolvida de modo gradativo e vai envolvendo o leitor nos acontecimentos.

A trama consegue dosar momentos de tensão e drama, com pitadas de humor. Consegui chorar, rir, morrer de aflição e me apegar bastante ao personagem de forma bem rápida. Recomendo muito. Cinco estrelas.

A geografia de nós dois, da Jennifer Smith

a geografia de nós dois

A trama deste livro começa quando Lucy e Owen acabam se conhecendo ao ficarem presos no elevador do prédio em que moram. Quando saem, Nova York está completamente escura devido a uma queda de energia e a situação atípica faz com que os dois comecem a desenvolver uma amizade inesperada.

Eu sou apaixonada pela Jennifer Smith. Na minha opinião, ela escreve o tipo de livro que qualquer pessoa em uma ressaca deveria ler: é engraçado, leve e flui muito bem. No entanto, esse título foi totalmente diferente das coisas que eu já tinha lido antes.

A história demora para desenrolar e acaba se tornando meio cansativa. Além disso, os personagens têm personalidades meio loucas e não muito bem desenvolvidas que me deixaram meio confusa. É fofinho e tudo mais, mas não convence. Não é a pior leitura do mundo, só não se compara aos outros livros dela. Três estrelas.

Aconteceu naquele verão, organizado pela Stephanie Perkins

aconteceu naquele verãoEssa antologia reúne 12 contos de romance de autores consagradíssimos no mundo do YA*. Apesar de serem bem diferentes e, em alguns casos, misturarem elementos de fantasia, terror ou ficção científicas, todas a histórias se passam no verão e têm a proposta (descrita na própria sinopse) de serem uma leitura ideal para as férias.

É difícil fazer uma análise de uma antologia porque cada autor é diferente e cada conto tem seus pontos fortes e fracos. No entanto, essa é uma das poucas que já li que não tem sequer uma história mais ou menos: Todas são maravilhosas e super envolventes.

Eu já tinha lido a outra antologia organizada pela Stephanie Perkins (a maravilhosa ‘O presente do Meu Grande Amor’) e por isso mesmo estava ansiosíssima para ler essa também, mas ela superou todas as minhas expectativas. É amor do começo ao fim. Cinco estrelas.

*YA significa Young Adult e diz respeito ao gênero jovem adulto.

Anúncios

2 comentários sobre “Atualização Mensal: As leituras de Agosto #36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s