O que é um relacionamento abusivo?

Fazer a pessoa com quem você está se sentir louca, instável e sempre errada é abusivo. Querer controlar a vida de alguém, ditando com quem ela pode ou não se relacionar e de que modo deve agir é abusivo. Não respeitar o “não” de alguém também é  um comportamento abusivo.

Esses são sinais que podem ser facilmente ignorados no dia a dia, mas que, juntos, geram um quadro preocupante: o de relacionamento abusivo. De acordo com um levantamento da ONG Artemis, que atua com a promoção da autonomia feminina e prevenção e erradicação da violência contra as mulheres, três em cada cinco mulheres do Brasil passam, passaram ou passarão por uma situação desse tipo.

Um dos fatores que agrava esse quadro é a desinformação. Como o tema é pouco debatido e muitos desses comportamentos foram naturalizados, acaba sendo difícil identificar a situação: Tanto para os causadores, quanto para as vítimas.

Por isso, antes de tudo, é importante reconhecer os sinais e saber diferenciar a preocupação genuína do desejo de assumir o controle da vida alheia. É claro que cada situação é única e que não existe um manual capaz de ditar todas as regras, mas vale a pena prestar bastante atenção.

A possessividade e o ciúme exarcebado são duas características que devem fazer acender um sinal vermelho. Não é aceitável que a pessoa com quem você se relaciona (seja romanticamente, como amizade e até com algum grau de parentesco) queira impor regras para determinar as pessoas com quem você convive, o jeito que se veste ou como se porta.

A desculpa de que isso é uma “demonstração” de amor é só isso: Uma desculpa. Não há como justificar esse tipo de ação. É possível (e bem mais saudável) amar sem controlar.

Quer saber mais sobre o tema? Confere essa entrevista que eu fiz com a psicóloga Ítala  Daniela:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s