Atualização Mensal: Livros nacionais de Janeiro

lendo livro.gif

Hello! Como vai você?

Gostei tanto de fazer um post com mini resenhas dos filmes assistidos em 2018, que resolvi fazer basicamente a mesma coisa com os livros que li durante este mês. Como, felizmente, tem bastante coisa pra comentar, vou dividir o conteúdo em duas postagens: uma com as obras nacionais e outra com as internacionais, pra nem eu nem você enlouquecermos.

O melhor de tudo é que essa postagem já faz parte do desafio Mulheres Para Ler, do canal Conto em Canto. Neste ano, a Iara Picolo lançou um calendário especial com desafios mensais e o de Janeiro é, justamente, ler uma autora nacional. Ou seja, além de tudo, você pode conferir umas indicações que se encaixam nesse projeto maravilhoso. ❤

Todos os meus (ex) heróis são machistas, de Taís Bravo

todos os meus ex herois são machistas

Esse é um livro curtinho, com ar de manifesto, que fala um pouquinho sobre a relação que nós temos com ídolos e homens, no geral. Nele, a Taís Bravo narra sua jornada de busca pela aprovação masculina e como isso a fez reproduzir comportamentos e pensamentos machistas.

Achei muito real e me identifiquei bastante em vários trechos. Acabou sendo diferente do que eu imaginava (e mais superficial também), mas foi uma leitura interessante que me deixou bastante reflexiva. Pra quem possa interessar, está disponível no Kindle Unlimited. Quatro estrelas.

Presos que menstruam, de Nana Queiroz

presos que menstruam

Esse foi outro livro que descobri no catálogo do Kindle Unlimited e que me ganhou de cara. A Nana Queiroz é uma jornalista incrível e muito inspiradora que se propôs a narrar várias histórias de mulheres presidiárias e ex-presidiárias para mostrar um pouco sobre a realidade do sistema carcerário no Brasil.

Como eu tenho muito interesse pelo tema (e sou doida pra fazer coisas nesse estilo, enquanto jornalista), fiquei absolutamente encantada. Não há amenidades, metáforas ou sutileza, tudo está exposto e jogado na sua cara para que você tenha noção do que acontece em diversas penitenciárias do país.

Os textos falam sobre o tratamento que essas mulheres recebem dos policiais, passando por questões como agressão, assédio e total descaso. Além disso, o livro toca bastante o leitor ao abordar a realidade das mulheres grávidas dentro dessas unidades. É um daqueles tapas na cara que você precisa receber e que modifica, instantaneamente, a forma que você vê as coisas. Cinco estrelas.

Traços, de Eduardo Cilto

traços

Agora entramos na sessão livros de youtuber. Desculpa aos que têm algo contra.

Desde que eu soube que o Eduardo Cilto ia lançar um livro, fiquei morrendo de curiosidade. Gosto do canal dele e queria muito saber como ele ia ser enquanto escritor. Demorou um pouco, mas finalmente acabei lendo e achei a obra meio doida e clichê, mas com uma leitura muito dinâmica e levinha.

A  obra narra a história de Matheus, um cara apaixonado por sua melhor amiga desde sempre, que acaba participando de um ritual místico com seus amigos, depois de uma festa do colégio. Já tá doido o suficiente? Fica um pouco mais esquisito. Com os resultados do ritual, Beatriz (a melhor amiga em questão) resolvi fugir para São Paulo e carregar o amigo junto.

A jornada conta com umas pessoas esquisitas, drag queens, youtubers sequestrados participando de umas transmissões meio Marina Joyce e mais um monte de coisa que faz você ficar completamente “?????”. Esses elementos ajudam o livro a fugir do clássico melhor amigo se apaixona por melhor amiga, mas mesmo assim não tiram aquela sensação de que você já leu algo bem parecido.

Apesar disso, é uma leitura rapidinha e muito fluida e o Eduardo sabe usar os memes da melhor forma possível para tornar a experiência ainda mais agradável. Três estrelas e meia.

Para cada infinito, de Victor Almeida

para cada infinito

Eu acompanho o canal do Victor há séculos, mas só fui saber que ele escrevia no finalzinho do ano passado, quando li o livro ‘Onde Encontrei Meu Lar’, que ele publicou em 2014, com a Gleice Couto. A partir daí, fui fuçar um pouco e acabei encontrando essa outra obra, também disponível no Kindle Unlimited (<3).

O livro retrata a história de Miguel e Liam, os jogadores mais populares de um site de RPG online, que decidem se conhecer na ~vida real~. É óbvio que rola toda uma crush e você só fica lendo cada página e torcendo para que eles casem de uma vez e adotem vários filhinhos. Acontece.

É uma trama fofinha e divertida, com personagens absurdamente cativantes. Fiquei lendo e morrendo a cada segundo, ansiosa para saber o que aconteceria em seguida. Um sentimento maravilhoso para qualquer leitor. No final das contas, só fiquei morrendo de orgulho do Victor por escrever algo tão lindinho e apaixonante. Cinco estrelas.

Querido Dane-Se, de Kéfera Buchmann

querido dane-se

Eu não sou fã da Kéfera. Não que eu seja a hater que entra nos vídeos só pra negativar ou algo do tipo. Só acho que tem outros conteúdos que combinam bem mais comigo e que valem mais a pena. Apesar disso, quando uma amiga minha leu esse livro e me indicou, achei que não faria mal dar uma chance a ele.

A história é sobre Sara, uma estilista de formação que acabou de passar por um término traumático e está vendo tudo dar errado. É a clássica comédia romântica de uma garota que passa por um monte de experiência horrível, conhece uns caras, passa vergonha e ver algumas coisas se ajeitarem.

No fim das contas, foi exatamente o que eu imaginei que seria: uma história meio clichê (e pouquíssimo marcante), mas com uma leitura leve que dá pra acabar em poucas horas. Não é A Obra Mais Terrível do Mundo, nem nada do tipo, mas também não é um livro de mudar a vida, sabe? Rende umas boas risadas e é isso. Nada que não dê para sobreviver. Três estrelas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s