A primeira regra de todos os manuais de relacionamento

auto estima

Nunca coloque a sua autoestima nas mãos de alguém. Nunca nunca nunca nunca.

Ele pode ser encantador e charmoso e o amor da sua vida e toda uma gama de adjetivos que você nunca usou para descrever ninguém. Ele pode ser a pessoa mais incrível que você conheceu e que te faz sentir coisas únicas e indescritíveis. Ele pode ser tudo que você sonhou e um pouco mais.

Mas nem ele merece ser uma exceção para essa regra.

Esse é o tipo de coisa sobre a qual devemos ser impositivos e egoístas. Não há nenhuma flexibilidade nesse caso. Sem negociações, barganhas ou choramingos. É uma péssima ideia e você sabe disso. Não restrinja sua visão de si mesmo ao prisma de alguém.

Condicionar seu amor próprio aos sentimentos expressados por outra pessoa é uma ação inevitavelmente fadada a falhas. Mesmo que seja o sentimento descrito em todos os contos de fadas e obras de romance água com açúcar, ele deve ser um complemento e não o resultado final dessa equação.

Outras pessoas podem ser propulsoras da sua autoestima. Podem até te dar um empurrãozinho. Mas ela é propriedade exclusiva sua e é assim que deve ser. É uma armadilha para ambos os lados e simplesmente não vale a pena.

Seu amor próprio merece ser uma entidade independente. Independente de elogios alheios, de aprovação, atenção ou de seja lá o que você busca. As raízes desse sentimento devem nascer em você. Se amar porque você é suficiente.

Só assim você permitirá que esta sensação se expanda e gere frutos. Que ela se estenda ao amor que você sente pelos outros e pelo que te rodeia. E que ela permaneça. Independente de quem vai ou fica, de quem te aprecia ou não.

Porque o sentimento deve ser inteiramente seu. E nada mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s